Foto: Vatican News, Divulgação
Há mais de uma semana em Roma, o arcebispo de Santa Maria, dom Leomar Antônio Brustolin, participa de uma série de compromissos ligados ao Jubileu dos Catequistas, que reune milhares de fiéis e representantes da Igreja Católica de diferentes países. Do Brasil são 250 catequistas. A programação incluiu encontros, conferências e celebrações, além da audiência jubilar com o papa Leão XIV, realizada no último fim de semana no Vaticano.
Conforme a Arquidiocese, dom Leomar deve retornar ao Brasil na madrugada desta terça-feira (30). Há a possibilidade de passar por Brasília e, depois, por Aparecida (SP), antes de regressar a Santa Maria, o que deve ocorrer a partir de domingo (5).
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Celebrações eucarísticas no Vaticano
Na sexta-feira (26), dom Leomar celebrou a missa com catequistas brasileiros na Basílica de São Pedro, junto ao altar da cátedra e ao túmulo de São Pedro.
— Rezamos para confirmar nossa fé, fortalecer nossa esperança e animar nossa caridade. Estar aqui junto a Pedro, junto ao Papa, é confirmar nosso senso de pertença e nossa comunhão — afirmou o arcebispo.
Atividades com catequistas de língua portuguesa
No sábado (27), cerca de 900 catequistas participaram de um encontro em português. Dom Leomar foi convidado pelo Dicastério para a Evangelização dos Povos para proferir uma conferência e dialogar com catequistas vindos do Brasil, Portugal, Cabo Verde e Guiné-Bissau.
— Tivemos uma troca de experiências muito rica, seguida da celebração da Eucaristia. Foi um momento expressivo para os catequistas de língua portuguesa — destacou.
Audiência e encontro com o Papa
Também no sábado, os catequistas participaram da audiência jubilar com o papa Leão XIV. Ao final da cerimônia, o pontífice recebeu os bispos presentes. Dom Leomar teve a oportunidade de cumprimentar o Papa pessoalmente e entregar-lhe um livro publicado durante a pandemia sobre Nossa Senhora de Guadalupe.
— O Papa é uma pessoa muito carismática. Tivemos a sensação de realmente estarmos diante de Pedro, confirmando nossa fé e reforçando a unidade da Igreja — relatou o arcebispo, que já esteve na presença do Papa em outra ocasião, também em Roma.
Outro momento marcante foi a caminhada realizada no mesmo dia, em que os presentes caminharam levando uma cruz.
Celebração com milhares de fiéis
No domingo (28), dom Leomar participou da missa celebrada pelo Papa, que reuniu cerca de 300 mil pessoas na Praça de São Pedro. Durante a celebração, orações foram feitas em diversas línguas, incluindo o português, conduzido pelo catequista Antônio Paza, de Caxias do Sul.
— Foi um momento muito bonito, de proximidade do Papa com o povo, em que ele saudou os fiéis a bordo do Papa Móvel — recordou o arcebispo.
Leia mais:
- Arcebispo de Santa Maria encontra o Papa Leão 14 no Vaticano
- Santo de casa que faz milagres mundo afora: legado de Pozzobon reúne mais de mil pessoas em Santa Maria
- O que muda na prática com o título de venerável ao diácono Pozzobon?